dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Soja    
Técnicas básicas de manejo diminuem nematoides
Uso de cultivares resistentes e tolerantes, nematicidas, controle biológico e rotação ou sucessão de culturas são técnicas simples e que dão bons resultados
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sílvia Zoche Borges, Embrapa Agropecuária Oeste
22/05/2014

Pratylenchus brachyurus. Esse é o nome do nematoide, frequentemente encontrado em solos de Cerrado, que começou a causar problemas a produtores rurais em Mato Grosso do Sul há cerca de cinco anos. No Estado, o P. brachyurus infecta raízes de várias culturas, principalmente da soja, em função da extensão do plantio e da frequência com que aparece nas lavouras.

A maior incidência é na região nordeste de MS, em municípios como Chapadão do Sul e Costa Rica, e na região sul do Estado em áreas com solos com menor teor de argila como Caarapó, Laguna Carapã, Amambai e Rio Brilhante. Segundo o chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento e pesquisador em nematologia vegetal da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme L. Asmus, os primeiros registros de perdas nas lavouras no Centro-Sul do Estado foram há aproximadamente três anos. "O que mais chama a atenção é que, atualmente, esse parasito está entre as grandes preocupações do produtor de Mato Grosso do Sul", diz Asmus.

Entre os sintomas causados pelo nematoide em soja, estão o amarelecimento e menor desenvolvimento das plantas, o escurecimento das raízes e, no caso de altas populações, o desaparecimento das raízes finas. Há plantações em que podem ser encontradas cerca  de três mil espécimes por grama de raiz. Neste caso, no fim do ciclo da soja, que fica mais curto pela queda antecipada das folhas, as raízes estarão altamente comprometidas e não haverá enchimento adequado dos grãos.

Reboleira de plantas desfolhadas

Mas, apesar de ser um nematoide de difícil manejo, não é impossível diminuir a infestação. Foi o que disse o professor da Esalq, Mário Massayuki Inomoto, em um Seminário na Embrapa Agropecuária Oeste neste mês de julho com o tema "nematoide das lesões radiculares: avanços e desafios". De acordo com Inomoto, o produtor pode se valer de técnicas básicas de manejo, que devem ser integradas: uso de cultivares resistentes e tolerantes; de nematicidas, que possuem grande vantagem por ter custo relativamente baixo; de controle biológico, que entre os principais agentes estão fungos predadores e bactérias formadoras de esporos (Pasteuria thornei); e de rotação ou sucessão de culturas - considerada pelo professor como a técnica principal.

"Atualmente, as culturas mais efetivas para sucessão e rotação são Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca, Crotalaria breviflora, Stylosanthes spp., milheto 'ADR-300' e girassol. O produtor deve acompanhar o desenvolvimento populacional do Pratylenchus brachyurus que, se chegar próximo a população de 200 a 800 cm³ de solo, já se deve utilizar a crotalária", diz. Apesar da crotalária ser uma cultura de verão, esse adubo verde reduz a incidência de nematoide ao longo do tempo mesmo na entressafra, por ser uma planta não hospedeira.

Não se sabe ao certo como foi a dispersão desse nematoide no Brasil. Entre as suspeitas está a de que ele tenha chegado ao país entre as décadas de 1950 e 1960 por meio de estacas enraizadas de capim-pangola. Mas o certo é que, o nematoide sendo um parasita de solo, o produtor rural deve, no mínimo, utilizar técnicas de limpeza de maquinário para evitar tanto o Pratylenchus brachyurus quanto outros patógenos, escolher bem a procedência das sementes, e seguir as técnicas de manejo citadas. "O importante é o produtor não ser resistente em adotar as técnicas e atuar em várias frentes, antes que a infestação inviabilize a cultura da soja", alerta Asmus,  pesquisador da Embrapa.

Reportagem originalmente publicada em 17/07/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marco Malburg
15/02/2013 16:08:13
Não é só no Mato Grosso do Sul, também tem sido constatados em inúmeras lavouras no Mato Grosso, com o agravante de não ser tão facilmente identificável como o nematóide do cisto e das galhas.

Renato Serpa R\S
16/03/2015 16:38:39
Aqui no Rio Grande do Sul Nematoide em Soja começa a ser problema em áreas recém abertas, áreas que estava a anos paradas somente com tigueras de Andropogon bicornis - capim-rabo-de burro,cola-de-sorro e tiguera de banhado.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Sojicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada